HEPATITE A
A hepatite A é uma doença contagiosa. A transmissão ocorre por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. O diagnóstico é realizado por exame de sangue. A doença tem cura quando o portador segue corretamente as recomendações médicas.
Como se prevenir: Melhorar as condições de higiene e de saneamento básico, lavar sempre as mãos, consumir apenas água tratada e evitar contato com esgoto a céu aberto. O SUS oferta vacina para a hepatite A, para menores de cinco anos e grupos de risco.
HEPATITE B
A hepatite do tipo B é uma doença infecciosa. Está presente no sangue, no esperma e no leite materno. É considerada uma doença sexualmente transmissível. O diagnóstico é feito por meio de exame de sangue específico.
Como se prevenir: Usar preservativo nas relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings. O SUS também oferece vacina para a hepatite B, em qualquer idade.
HEPATITE C
A hepatite C está presente no sangue. O diagnóstico depende do tipo do vírus (genótipo) e do comprometimento do fígado (fibrose). Nem sempre o paciente apresenta sintomas e, por causa disso, é necessária a realização de exames específicos, como biópsia hepática nos pacientes sem evidências clínicas de cirrose e exames de biologia molecular.
A transmissão ocorre por compartilhamento de material para uso de drogas, como seringas e agulhas, de higiene pessoal, como lâminas de barbear. Também ocorre a transmissão de mãe infectada para o filho durante a gravidez; e no sexo sem camisinha com uma pessoa infectada.
Como se prevenir: Não compartilhar com outras pessoas nada que possa ter entrado em contato com sangue.
HEPATITE D
A hepatite D é também chamada de Delta. Esse vírus depende da presença do vírus do tipo B para infectar uma pessoa. A transmissão, assim como a do vírus B, ocorre por relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada; de mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação; compartilhamento de material para uso de drogas, de higiene pessoal ou de confecção de tatuagem e colocação de piercings.
Como se prevenir: Como a hepatite D depende da presença do vírus B para se reproduzir, as formas de evitá-la são as mesmas do tipo B da doença. A vacinação da hepatite B também protege contra a hepatite D.
HEPATITE E
A transmissão da hepatite E é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus.
Como se prevenir: Melhorar as condições de higiene e de saneamento básico, como lavar sempre as mãos, consumir apenas água tratada e evitar contato com esgoto a céu aberto.
Fonte: Ministério da Saúde